Nos últimos meses, diversas matérias em jornais, sites, blogs e programas de televisão chamaram a atenção para a necessidade de economia de energia. Neste momento, o ar condicionado se transformou no grande vilão. Mas você sabia que é possível economizar energia sem desligar o ar condicionado?
A Panda separou algumas dicas úteis e fáceis para você otimizar o funcionamento do seu equipamento e ampliar sua eficiência energética. Basta uma mudança de hábitos para que os resultados apareçam rapidamente. Você não precisa passar calor para diminuir o valor da sua conta!
1 – Escolha econômica: Na compra de qualquer equipamento elétrico sempre escolha aqueles produtos que apresentam o melhor índice de eficiência energética. O Inmetro possui a tabela de classificação energética para a maioria dos produtos elétricos. Desde panelas elétricas, aspiradores de pó, lâmpadas, geladeiras, máquinas de lavar, chuveiros e – porque não? – condicionadores de ar.
Na hora de comprar estes produtos, confira sempre qual é a classificação. Às vezes a diferença de preço de um produto com maior eficiência já é paga com a diferença de gasto de energia no primeiro mês de uso.
No caso dos equipamentos de ar condicionado, o cliente pode optar ainda pela tecnologia Inverter que pode resultar em uma economia de até 60% se comparados com equipamentos splits comuns (on/off).
2 – Compre Certo: na hora de escolher o seu ar condicionado você deve escolher de acordo com o ambiente que deseja climatizar. Calcular de forma adequada a capacidade do equipamento garante menos consumo. Se você comprar um equipamento abaixo da capacidade ele terá que trabalhar muito mais para garantir a temperatura desejada, consumindo mais energia.
3 – Utilize sempre os recursos tecnológicos dos equipamentos. Muitas vezes uma simples programação pode garantir a economia na conta do final do mês. Na hora de dormir, por exemplo, programe a função Sleep do seu ar condicionado. Ela controla automaticamente a temperatura de acordo com o ritmo do corpo. Reduzindo o gasto de energia e garantindo conforto e bem estar.
4 – Isole o ambiente – na hora de esfriar (ou aquecer) um ambiente, é importante garantir a menor troca de temperatura com o ambiente externo. Evite que o ar entre mantendo portas e janelas fechadas SEMPRE! Diminua, também, a incidência do sol fechando cortinas e persianas.
5 – Instalação: na hora de definir onde o equipamento vai ser instalado, é sempre bom estar atento aos fatores ambientais. A condensadora (motor externo do equipamento) não deve ficar exposta ao sol, principalmente no período da tarde. Além disto, ela deve contar com uma boa circulação de ar.
A correta instalação do equipamento, seguindo o manual de instalação do fabricante também é extremamente importante. Uma má instalação pode gerar um aumento de consumo de 20% de energia, além de reduzir a vida útil do equipamento.
6– Manutenção preventiva. Siga o manual do usuário do equipamento. Faça as manutenções periódicas indicadas. Mantenha o filtro do equipamento limpo. Assim o seu ar condicionado funciona melhor e gasta menos energia. Atualmente, muitos modelos contam com o aviso limpa filtro. Fique atento.
7 – Vai se ausentar por pouco tempo do ambiente? Não desligue o ar condicionado! O aparelho vai gastar mais energia para resfriar o ambiente de novo.
8– Regule a temperatura do aparelho. Se estiver muito calor, escolha a temperatura que garanta o conforto térmico. Ligar o ar condicionado na maior potência é desnecessário. Você vai gastar mais energia e gerar uma temperatura desagradável no ambiente. Por exemplo, se a temperatura externa estiver a 30 graus, o ar condicionado calibrado a 25 graus gasta um determinado valor de energia. Se você diminuir a temperatura para 20 graus, você estará gastando o dobro de energia.
Além destas dicas de uso consciente do ar condicionado, existem outros hábitos diários que ajudarão reduzir a sua conta de energia. Utilize todos os equipamentos de forma eficiente, principalmente aqueles que gastam mais energia: o chuveiro elétrico, o micro-ondas e o ferro de passar roupas. Quando possível, troque a fonte de energia: gás ou energia solar para o aquecimento do banho, por exemplo.
Nunca deixe um aparelho ligado sem necessidade, isto inclui lâmpadas acesas e, se não vai usar por muito tempo, tire da tomada. Apesar de menor, há consumo de energia quando o equipamento fica em stand-by.
Até o próximo post! 🐼
Nenhum comentário:
Postar um comentário