Quando os pelos levantam eles ajudam a reter uma camada de ar na pele, pois o ar é um isolante térmico. Portanto, os pelos eriçados são nosso agasalho natural. Quanto mais pelos, mais agasalho natural nós temos.
Outra forma que o nosso corpo tem de se proteger é o chamado “embolar”. Acontece quando sem prensar, fechamos as mãos, cruzamos os braços, encolhemos as pernas e curvamos o corpo. Todo esse processo diminui a superfície externa exposta ao frio, e quanto menor for a superfície exposta, menor será a área do corpo que perderá calor para o ambiente.
Curiosidade: O cobertor, ao contrário do que pensamos, não esquenta o nosso corpo. Ele apenas ajuda a criar uma linha isolante, que não deixa o frio chegar na pele. Portanto, não é necessário usar vários cobertores ao mesmo tempo, pois usando dois ou cinco, o resultado será o mesmo.
E como funciona a proteção do corpo contra o calor?
No calor é o inverso, é quando nosso corpo está recebendo o calor do ambiente que, obviamente, está mais quente que nós. Então, quando o ambiente está muito mais quente, nosso corpo precisa encontrar uma forma de expulsar o calor.
A nossa primeira proteção contra o calor é aquele vermelhão que é criado na pele, principalmente no rosto, no caso, a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso acontece porque o sangue intensifica a técnica de fluir e começa a irrigar as partes mais próximas da pele. E como a camada protetora do sangue diminui, o calor é transferido para a superfície da pele, escapando para o ambiente.
O suor é a segunda, e mais eficiente, proteção do nosso corpo. Quando o vermelhão não é suficiente, surge o suor. São as glândulas sudoríparas, que em forma de tubos se abrem na superfície da pele e formam os poros. Essas glândulas expelem o suor, que ao evaporar, retira o calor da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário