Ar condicionado para o quarto do bebê!

Decorar o quarto do bebê, pensando em cada detalhe, escolhendo cada objeto, faz parte da emoção de esperar este novo membro da família. É nesta hora que surge uma grande dúvida: como climatizar o quarto do bebê?
Muitas pessoas acreditam que o quarto de um recém-nascido não deve ter ar condicionado. Mas será que esta é a melhor opção? Em diversas regiões do país as temperaturas, principalmente no verão, são muito altas o que traz diversos prejuízos para a saúde da criança. Para tomar esta decisão, devemos ter em mente que a prioridade é o bem estar e a vontade de proporcionar boas noites de sono.
Para crianças pequenas, o ar condicionado tem que ser visto como um proporcionador de conforto. Ou seja, o aparelho deve apenas refrescar e ventilar o ambiente. A temperatura tem que estar entre 22 e 25 graus Celsius.
Com estas informações, você deve estar se perguntando se seria realmente ideal climatizar o quarto do bebê com um condicionador de ar ao invés de um ventilador. A resposta é: SIM! O ventilador espalha poeira e não possui nenhuma tecnologia para evitar a proliferação de ácaros e vírus. Colocar um ar condicionado no quarto do bebê é uma opção saudável e confortável.
O uso moderado do ar-condicionado, em geral, é permitido pelos pediatras. A climatização não faz mal para o bebê, mas deve ser utilizada com atenção e cuidado:
- O ideal é não deixar o aparelho ligado direto, conheça e utilize as tecnologias disponíveis do equipamento. Um exemplo é a função sleep que garante a melhor relação de temperatura durante a noite.
- Mantenha os filtros sempre limpos. Esta é uma regra importante para qualquer pessoa, mas essencial para os bebês. Consulte um técnico e mantenha a manutenção e limpeza do aparelho sempre em dia para garantir a saúde da família.
- Para o quartinho do bebê, o ideal é escolher um modelo que também tenha a função de purificar o ar. Desta forma, você evita a proliferação de vírus, bactérias e outros micro-organismos. Diversos modelos garantem a eliminação de até 99% dos vírus da Gripe H1N1.
- Opte por equipamentos com baixo nível de ruído. Um Ar Condicionado Split, por exemplo, produz menos ruído que a maioria dos ventiladores e dos equipamentos modelo janela. Assim o seu pequenino terá longas noites de sono tranquilo.
- Na hora de escolher o equipamento, faça o cálculo para verificar qual a potência adequada para o ambiente. Para isto, consulte um técnico de confiança para auxiliar na escolha no aparelho ideal para o ambiente escolhido.
- Dependendo de onde você mora e se o inverno é rigoroso, ainda existe a opção climatizar o quarto com um condicionador de ar quente/frio. Com este equipamento, você garante o melhor ambiente para o seu bebê em qualquer época do ano. No frio, ele terá um sono mais tranquilo sem tantas roupas e cobertores.
- A climatização correta do quartinho do bebê pode ajudar o pequenino a ter noites de sono tranquilas além de evitar o desconforto causado pelo calor (ou pelo frio) excessivo.
- Para crianças muito pequenas, o ideal é utilizar um umidificador de ar juntamente com o ar condicionado. Uma bacia de água no quarto também pode ajudar desempenhando o papel de umidificador.
- Na hora da instalação, coloque a evaporadora (parte interna do equipamento) na parede paralela ao berço, ou atrás de onde ficará a cabeça do bebê. O aparelho nunca deve ficar de frente para o bebê e as aletas nunca devem estar posicionadas diretamente para o berço ou para a criança. Assim ele não recebe o ar frio (ou quente) direto.
- Garanta a troca de ar do ambiente. Pelo menos uma vez ao dia desligue o condicionador de ar e abra as janelas e portas do quarto. Assim você renova o ar e deixa o sol entrar.
- Quando estiver muito calor (ou frio) tenha cuidado ao retirar a criança do ambiente climatizado. Desligue o aparelho antes, assim ela vai se adaptando e não sofrerá um choque de temperatura quando sair do quarto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário