terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Você não precisa passar calor para diminuir o valor da sua conta!

Você não precisa passar calor para diminuir o valor da sua conta!





Para driblar as altas temperaturas nos períodos mais quentes, comprar um ar-condicionado é um sonho bacana de se realizar. O conforto que um aparelho de ar-condicionado proporciona é inquestionável nos dias quentes de verão, seja em casa ou no trabalho. Uma vez instalado, o aparelho trará qualidade de vida para sua família e horas de sono agradáveis. Junto com tantos benefícios surgem os questionamentos: A minha conta de luz aumentará muito? Vale a pena comprar um condicionador de ar?

Calma! Você não precisa abrir mão desse conforto, mas pode mudar algumas atitudes para fazer diferença no valor final da conta de luz – e de quebra contribuir com o meio ambiente. Sem falar que o bom uso do aparelho aumenta sua vida útil, gerando mais economia a longo prazo.

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado:

1 – Qualquer aparelho serve para qualquer ambiente.

MITO! No mercado, existem aparelhos específicos para cada tamanho de ambiente e intensidade do fluxo de pessoas. O Piso Teto, por exemplo, é o modelo ideal para espaços de médio a grande porte. Portanto, é preciso ter atenção no momento da escolha do equipamento adequado para o local que você deseja refrigerar.




2 – O ar condicionado inverter reduz o consumo de energia.

VERDADE! O ar condicionado Inverter funciona como um inversor de frequência, já que controla a velocidade da compressão do aparelho. Com a tecnologia em questão, o compressor nunca precisará ser desligado, o que evita picos de voltagem e oscilações de temperatura. Cerca de 40% de energia pode ser economizada se comparado a outros modelos.


3 – A potência do ar condicionado interfere no consumo de energia.

VERDADE! A potência do ar condicionado fará toda a diferença no consumo de energia, já que um aparelho com capacidade abaixo do necessário não conseguirá atender às necessidades do ambiente e aumentará o gasto energético. Portanto, atente-se à quantidade de BTUs do equipamento escolhido antes de decidir se este é realmente o melhor para o seu espaço.

4 – A instalação não tem relação com o consumo de energia do ar condicionado.

MITO! O modo como o aparelho é instalado interfere no gasto energético, já que uma instalação feita de maneira correta favorecerá o funcionamento do ar condicionado, interferindo na produtividade e na consequente redução do consumo de energia.

5 – Ligar e desligar o aparelho consome menos energia.

MITO! Algumas pessoas acreditam que o ato de ligar e desligar o ar condicionado pode gerar a redução do consumo de energia. A verdade, porém, é que quando o aparelho é ligado e desligado com muita frequência, o gasto energético aumenta por conta dos picos de consumo derivados desse ato.
Agora que você já sabe como pode economizar energia elétrica com o uso do ar-condicionado, só falta colocar as dicas em prática. 

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário